COMO FUNCIONAM OS TOKENS, COINS E STABLECOINS | FELIPPE PERCIGO





➜ Baixe seu Livro Gratuito “Descubra o Poder do Ouro Digital” ☛

➜ Me Siga também no Instagram ☛

Você sabe o que são tokens, coins e stablecoins? Sabe as diferenças e as funções de cada um?

Coin significa “moeda”, por isso deduzimos que elas são usadas como moedas propriamente ditas. É isso mesmo, pelo menos para isso foram projetadas. Uma característica importante que te dá a certeza de estar analisando uma “coin” é que ela tem a sua blockchain própria, como a Ethereum e o Bitcoin. Entretanto, a principal característica delas é que uma coin precisa, necessariamente, ter sido projetada para substituir uma moeda, para ser um meio de troca.

Tokens, como falei em um vídeo anterior, são uma representação de um ativo físico em forma digital, por meio de um processo de tokenização. A Ethereum, embora seja uma coin, permite que se use a sua blockchain para fazer aplicações que chamamos de DAPPS (Decentralized Applications), aplicações descentralizadas. Dentro da sua blockchain é possível gerar projetos separados que são os tokens. E é aqui que está uma característica importante dos tokens: o uso de blockchains “terceirizados”, para diminuir custos, agilizar o tempo de desenvolvimento e ter outro objetivo que não é ser uma moeda propriamente dita.

Stablecoin significa “moeda estável”. De forma mais completa, uma moeda lastreada em moeda fiduciária (as nossas moedas do dia a dia, real, dólar, etc). Por exemplo, temos hoje no mercado algumas stablecoins bem conhecidas como a Tether, a mais conhecida delas. Imagine que uma empresa crie uma moeda com um valor estável, de maneira pré determinada. No momento que alguém deposita algum dinheiro para comprar essa moeda, um volume proporcional de moedas é criado. É como se elas fossem lastreadas por esse dinheiro. De maneira geral, este processo é seguro, pois é auditado e não existe criação de “moedas fantasmas”, já que é um processo que tem tido muito cuidado na comunidade cripto.

Embora esses três termos se pareçam, eles tem uma grande diferença entre eles. No vídeo te dou vários exemplos que fazem você entender melhor tudo isso!

source

8 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *